sábado, 9 de dezembro de 2017

Therion - Secret Of The Runes (Conceitos)

Uma das bandas bandas mais diferenciadas e sem dúvida nenhuma com mais conteúdo interessante dentro da cena mundial em geral, sem a menor dúvida é o Therion. Pra galera que curte uma boa leitura e mitologia, o Terreiro dissecou toda a história que cerca o clássico "Secret Of The Runes" de 2001.


Na tradição nórdica, existe uma árvore colossal, chamada Yggdrasil. Essa árvore possui nove mundos é são neles que o álbum é focado. As músicas descrevem cada um desses mundos com bastante peso, maestria e orquestrações colossais. Há também no disco um prólogo e um epílogo. O prólogo, "Ginnungagap", é o vazio da criação, onde os mundos se formaram. O gigante Ymer estava morto e a terra foi criada a partir de seu corpo e os mares a partir de seu sangue. O epílogo é o título, que é a quintessência de todo o conceito: a jornada de Odin, quando ele estava se enforcando, em Yggdrasil, por nove dias e nove noites. Então, ele recebeu a sabedoria das runas.

A palavra "runa" significa segredo, e então, o significado do álbum é "O segredo dos segredos". Os segredos escondidos no conceito das runas são mais do que um conteúdo para escrever as letras; eles são sinais mágicos e cada uma possui um significado esotérico. As runas existiram em várias formas e em diferentes tradições. A tradição nórdica é baseada no "Furthark".

Os temas Librettos do maestro e compositor clássico Richard Wagner eram baseados em mitos e lendas da tradição germânica. "Wotan" á somente outra palavra para nomenclar Odin. Então, como a influência musical de Wagner é enorme, é bem apropriado usar o conteúdo musical nesse álbum".

Este é o primeiro trabalho conceitual da banda e aborda exclusivamente a mitologia nórdica. Confiram abaixo o disco faixa a faixa.


THERION - Secret Of The Runes (Conceitos)


Ginnungagap – Quando ainda não existia nem a Terra nem o mar e nem o ar, quando só existia a escuridão, já estava lá o “Pai”... Ao começar a criação, mesmo no centro do espaço abria-se Ginnunga ou Ginnungagap – terrível abismo sem fundo e sem luz, circundado por uma massa de vapor. Ao norte estava a Terra de Niflhein – o mundo de água e escuridão que se abria ao redor da eterna fonte de Hvergelmir...
Dessa fonte nasciam os 12 rios do Elivagar, as doze correntes que corriam até a borda do seu mundo, antes de encontrar-se com o muro de frio que gelava as suas águas, fazendo-o também cair no abismo central com um estrondo ensurdecedor, as águas escoavam abismo adentro, para muito longe de sua origem, onde em alguns pontos a água congelou, formando assim camadas sobrepostas de gelo que foram pouco a pouco preenchendo o abismo...

Midgård – " Do corpo de Ymir os irmãos (Odin, Vili e Vé) criaram o céu e a terra. Com seu crânio (outras versões: sua pele; ou de seus olhos de cor marrom) construíram a Midgard (a Terra, também chamado de o País do Meio ou Jardim Central). Seus músculos (carne) usaram para encher o Ginnungagap; seu sangue para criar os lagos e os oceanos; de seus ossos inquebráveis eles fizeram as montanhas; com o seu pelo, a vegetação; árvores eram feitas de seu cabelo e os dentes gigantes se tornaram rochas e pedras, também os desfiladeiros, sobre as quais colocaram as sobrancelhas do gigante, para fortificar a fronteira com o mar, construído com o sangue e o suor de Ymir.

ASGARD – O céu dos deuses nórdicos ou o mesmo que o Olimpo da mitologia grega, significa “residência dos chefes”. Sua ligação com a Terra, a quem chamam de MIDGARD, se faz através do arco-íris BIFROST, o arco-íris mostrava a entrada de Asgard que era guardada por HEIMDALL (deus do arco-íris), contra os gigantes e monstros.

Jotunheim – (País do Leste ou País do Gelo), a casa dos gigantes, onde começaram a dar vida a outra raça de gigantes do gelo, para continuar a renovada luta das forças opostas...

Schwarzalbenheim – Na mitologia nórdica, os svartálfar ("elfos negros") ou dökkálfar ("elfos escuros") são seres sobrehumanos (vættir ou wights, em nórdico arcaico), que eram conhecidos como residentes do mundo subterrâneo de Svartalfheim. Assim como os trolls, são relacionados freqüentemente com os anões e sua moradia também pode se confundir com Nidavellir, no subsolo de Midgard, quase tão distante quanto Helheim.



Ljusalfheim – Na mitologia nórdica, é o reino dos Elfos de Luz. Opõe-se aSvartalfheim, reino dos Elfos Negros. É regido por Frey, um dos Vanir.
É um mundo considerado sutil, habitado por fadas e outros seres etéreos.

Muspelheim – Ao sul deste caos estava a doce terra de Muspells ou Muspelsheim – país do fogo, o cálido lar do fogo elementar, cuja custódia estava encomendada ao gigante Surt ou Surtur – gigante do fogo que lá vivia.

Niflheim – é o reino do gelo e do frio na mitologia nórdica. Está localizada ao norte de Ginungagap e lá reside os anões e gigantes de gelo, em companhia dos que não morrem em batalhas (os guerreiros mortos em batalha vão para o Valhala). Niflheim é governada pela rainha do inferno(Helgardh), Hel, filha de Loki com uma gigante, sendo que a mesma foi pessoalmente apontada por Odin para esta posição. Metade do corpo de Hel é normal, enquanto que a outra metade se encontra apodrecida. Nilfheim é dividida em diversos níveis. Um destes níveis foi projetado para os heróis e deuses, onde Hel preside as festividades entre eles. Outro nível é reservado para as pessoas idosas, os doentes e aqueles que foram incapazes de morrer gloriosamente no meio da batalha e entrar no Valhala. O nível mais baixo de Nilfheim se assemelha a versão cristã do inferno, onde os maus são forçados a viver para sempre.
Em alguns trechos da mitologia nórdica é dito que as raízes mais profundas da árvore Yggdrasilestão enterradas nesta região. É também em Niflheim que reinam os Nibelungos

Vanaheim – É a casa de Vanir. Localizada em Asgard, no mais alto nível do Universo.
VANIR – Na mitologia nórdica, Vanir é originalmente um grupo de deuses e deusas da natureza e fertilidade, os inimigos dos deuses guerreiros de Aesir. Eles eram considerados aqueles que traziam a saúde, juventude, fertilidade, sorte e vida, os mestres da magia. Vanir vive em Vanaheim.



Helheim – (Helgardh) ( também conhecido como Hel, Helheim ou Casa das Névoas, é um dos nove mundos da mitologia nórdica, o domicílio dos mortos, governada por Hel, cujo nome é compartilhado com o próprio lugar. Este mundo é amontoado com todos os espectros opacos e titirantes daqueles que morreram sem glória, doentes ou com idade avançada. Helgardh é o reino mais frio e baixo na ordem total do universo. Encontra-se abaixo da terceira raiz deYggdrasil, perto de Hvergelmir e de Nastrond. Helgardh foi construído sobre Niflheim, o mundo mais profundo da mitologia nórdica. Algumas fontes dizem que Helgardh conteria outros nove mundos, mundos esses equivalentes a um lado negativo dos nove mundos originais daYggdrasil.
Teoriza-se que foi em Helheim que Odin descobriu as runas enquanto estava enforcado, sacrificado a si mesmo, na Yggdrasil. Segundo é dito no Hávamál, parte da Edda Poética, ele 'olhou para baixo' quando as descobriu e recolheu. Por isso, Helheim seria um importante lugar iniciático.

Bônus Track: Summer Night City - Alguns versões importadas do CD vem com este pesado e bem executado cover da banda ABBA

1. Ginnungagap
2. (Old) Midgård
3. Asgård (The Bifrost Bridge)
4. (Call of) Jotunheim
5. Schwarzalbenheim (Svartalfheim) (Gold der Unterwelt)
6. Ljusalfheim (The Shining Ones)
7. Muspelheim (Gudaskymning)
8. Nifelheim (Dimmornas Värld)
9. Vanaheim (Seed of Ing)
10. Helheim (Den dimhöljda)
11. Secret of the Runes (Epilogue)
12. Summernight City (ABBA cover - Bônus Cover)

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