O sétimo álbum de estúdio do Van Halen foi lançado em 24/03/1986. Gravado entre o final de 1985 e o início de 1986, nos 5150 Studios, de propriedade de Eddie e Alex Van Halen, foi produzido por Mick Jones, Donn Landee e pelos próprios irmãos Van Halen.
Este time de produtores extraiu da banda um som grandioso, com instrumentos e vozes bem gravados e mixados. Este álbum marca a entrada de Sammy Hagar(ex-Montrose), em substituição ao ícone David Lee Roth.
Apesar da controvérsia em relação ao lendário vocalista, foi o primeiro álbum do grupo a chegar ao topo do ranking de vendas, superando o anterior, o maravilhoso "1984", do hit "Jump".
Dotado de nove faixas, pelo menos três delas tornaram-se hits: "Why Can't This Be Love", "Dreams" e "Love Walks In". Todas as faixas foram escritas pelos quatro integrantes da banda, o que demonstra o quanto estavam unidos à época. 5150 chegou ao primeiro lugar das paradas norte-americanas e fou bem no mundo todo, até no Brasil. Ganhou disco de prata no Reino Unido, ouro na Alemanha e pkatina triplo nos EUA. O sucesso foi tamanho que a faixa "Dreams" tornou-se um sub-hino da força aérea norte-americana. Musicalmente, a banda estava no ápice, com Eddie Van Helen triturando guitarras e teclados; Michael Anthony, com a competência de sempre no baixo; Alex Van Halen, fantástico na bateria e o estreante Sammy Hagar mostrando ser muito melhor cantor que David Lee Roth, e com a vantagem de ser também um ótimo guitarrista. Os temas eram mais sérios que o oba-oba dos álbuns anteriores, demonstrando que a banda buscava novos caminhos. Destaques: "Why Can't This Be Love", "Dreams" e "Love Walks In". "Summer Nights" e "Best Of Both Worlds", foram os outros singles lançados. As outras faixas, "Good Enough", "Get Up" (pesadíssima), "5150" e "Inside", não decepcionam, o que torna 5150 um álbum bom do início ao fim e sempre terá o seu lugar no panteão dos maiores álbuns de hard rock de todos os tempos.