segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Yngwie Malmsteen - Rising Force (1984)

Após passar, chamando muita atenção, pelas bandas Steeler(com Ron Keel nos vocais) e Alcatrazz(ao lado de Graham Bonnet), Yngwie Malmsteen foi surpreendido pela proposta do selo Polydor, para gravar um álbum solo. O guitarrista, que acabava de voltar de uma tour pelo Japão com o Alcatrazz, estava desiludido por não ter maior espaço nas composições do grupo de Bonnet e não pensou duas vezes. Assinou o contrato e trancou-se nos Record Plant Studios, ao lado do tecladista Jens Johanson (Stratovarius, Rainbow) e do monstro sagrado Barriemore Barlow (Jethro Tull) e com a participação, em duas faixas, do vocalista Jeff Scott Soto, para gravar o clássico "Rising Force".
A produção ficou por conta do próprio Malmsteen, e contou com a engenharia de áudio de Les Claypool(alguém já ouviu falar?) e Peter Vargo.
Lançado em 5 de março de 1984, contém oito faixas e é considerado seminal para o chamado "metal neoclássico" e divisor de águas da vida de inúmeros guitarristas. Alcançou o 60° posto das paradas da Billboard, um feito inimaginável para um álbum quase inteiramente instrumental.

Abre com a arrasadora "Black Star", que logo nos primeiros segundos mudou a vida de milhões de aspirantes a "guitar hero", boquiabertos com os "riffs" intrincados, arpejos à velocidade da luz, solos incendiários e forte influência da música barroca, algo só visto antes e em velocidade bem menor com Ritchie Blackmore. A banda, na verdade, o baterista e o tecladista, já que o guloso sueco gravou o baixo, mostrou-se firme, segura, competentíssima. "Far Beyond the Sun", segue na mesma pegada. Em "Now Your Ships Are Burned", a voz de Jeff Scott Soto aparece pela primeira, das duas vezes que o fez no álbum e surpreende positivamente, pois, para um cantor de reconhecidas influências de soul music, mostrou-se um primoroso cantor de heavy metal. A temática medieval, presente na carreira do sueco, já aparecia nessa canção. "Evil Eye" e "Little Savage" seguem na mesma linha das duas primeiras, assim como a voz de Jeff Scott Soto, "As Above, So Below". Já "Icaru's Dream Suite Op. 4", baseada em "Adagio in G minor", de Remo Giaziotto, mostra Malmsteen esbanjando sua veia barroca e demonstrando que, além de técnica soberba, possui "feeling". O álbum termina com os 48 segundos do sueco no violão, em "Farewell", mais uma vez destilando técnica aliada ao sentimento.
Este álbum lançou um mito que, apesar dos altos e baixos da carreira, é uma lenda viva da música. Perguntado, mais de trinta anos depois de seu lançamento, Malmsteen diz:"Alí nasceu a minha carreira, alí nasceu minha vida".

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