O MOONSPELL anuncia "1755" como seu novo álbum de estúdio. O disco produzido por Tue Madsen (Meshuggah, The Haunted) será um disco conceptual, cantado totalmente em português, sobre o terremoto que devastou Lisboa no século XVIII.
"1755" será lançado 3 de novembro pela Napalm Records e será distribuído em Portugal pelo selo Alma Mater Books & Records de propriedade da própria banda. O novo disco será apresentado pela primeira vez em 3 concertos na cidade de Lisboa nos dias 30 e 31 de outubro e 1 novembro sob a produção da própria banda.
Fernando Ribeiro, líder e um dos fundadores da banda comentou sobre o conceito do novo álbum.
"Desde sempre fui completamente fascinado pela história de Portugal. Para mim, o ano de 1755 marcou o nascimento de um novo Portugal. O grande Terramoto de Lisboa, não pode ser reduzido a um número dramático de mortes ou limitado ao estudo dos desastres naturais. Este sismo seguido de um violento tsunami, marca também o nascimento de uma nova cidade, uma nova época. Da tragédia absoluta nasceu uma confiança maior em nós mesmos. Os Portugueses da tornaram-se mais independentes da cruz e da coroa e ainda hoje desfrutamos de um país laico e de livre arbítrio. Este não é apenas outro álbum para o Moonspell. É um documento da nossa História musical e lírica, uma homenagem que prestamos ao nosso legado e às incríveis habilidades e à força dos portugueses da época, quando foram jorrados por terra pelas forças violentas da Natureza e da Razão. Tudo está bem…mas terra treme."
Track list completo:
1. Em Nome Do Medo
2. 1755
3. In Tremor Dei (com participação de Paulo Bragança)
4. Desastre
5. Abanão
6. Evento
7. 1 De Novembro
8. Ruínas
9. Todos Santos
10. Lanterna Dos Afogados
A banda afirma que será "um disco de raiz Metal", com riffs vibrantes, orquestrações épicas e vozes e letras que testemunham a agonia daquele dia. A banda preocupou-se também em recriar a época, existindo uma fusão com elementos percussivos e melódicos que remeterão o ouvinte para o fim do século e para a atmosfera que se vivia na capital portuguesa na altura.