quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Saxon - Thunderbolt (2018)

Após uma apocalíptica introdução, “Thunderbolt” abre o disco com o peso característico dos últimos discos da banda e a competência de uma carreira impecável! Base forte e inspirada, riffs variados e muito bem encaixados são o cartão de visitas desse que ainda no começo do ano, com certeza será visto em muitas listas de grandes lançamentos lá em dezembro. O refrão pesado e grudento tem tudo pra pegar entre os fãs, não a toa a música ganhou um clipe e foi o single do álbum! A voz de Biff continua potente e até mais agressiva do que em anos anteriores, definitivamente o cara é uma máquina! “The Secret of Flight” da sequência na bolacha com um trabalho soberbo nas guitarras logo de início. Sua pegada meio Hard desemboca num refrãozão melódico, a faixa segue cadenciada e dona de riffs belíssimos! A produção novamente de Andy Sneap, deixa tudo na cara do ouvinte, tudo muito claro e gostoso de ouvir. Os teclados se fazem muito presentes nessa música, mas exageros se mostram um ótimo aliado ao clima da música. Nesse som temos um dos melhores solos da dupla Paul Quinn/Doug Scarratt. Merece entrar pro set list da nova turnê!

Nosferatu (The Vamire Watz) é mais uma faixa carregada de boas passagens de teclado. Seu início cadenciado ganha um clima totalmente soturno com o bom uso do instrumento. A música segue mais uma vez uma dinâmica com palhetadas fortes e 'sabbahticas'. Os solos são cortantes e precisos e a cozinha da faixa é forte! Nibbs e Nigel são dois monstros e formam há já bastante tempo um grande time. “They Player Rock And Rolling” é a música que manda abrir a roda na pista..... É a música que traz velocidade ao disco. Sua pegada simples e sua letra sobre sair e tocar o tal 'Rock And Roll' poria essa música em qualquer disco clássico da banda lá dos anos 80. Vale ressaltar que essa música é uma homenagem ao amigo de longa data da banda, Lemmy Kilmmester (R.I.P.) e com certeza será bem festejada se executada ao vivo, tanto pelo seu jeitão e principalmente pela bela e pesada homenagem! “We play Rock And Roll”.


"Predator" é um rolo compressor!!! Aqui novamente a banda cadência a parada e investe no peso! Alguns guturais são ouvidos durantes a música duelando com o vocal de Biff. A cozinha extremamente precisa é um convite pra banguear e o solo melódico e bem puxado pro Hardão é uma mostra de que a banda não tem medo de arriscar. “Sons of Odin” é a sétima faixa do disco (disco bom passa rápido) e se assemelha muito a fase mais Hard da banda, vivida no final dos anos 80 e comecinho de 90, mas menos puxado pro AOR e trazendo bastante peso e bom gosto. O solo é belíssimo e traz as famosas guitarras gêmeas em um solo lindo e inspirado da dupla. A música tem um riff bem semelhante ao de Heaven And Hell em alguns momentos e deixa a música mais foda ainda. "Sniper" tem uma pegada interessante e seu refrão é mais uma vez simples e grudento. Pensado ou não, percebe-se que os refrões ao longo do disco todo são sempre de fácil entendimento, aquele que você ouve duas vezes e já saí gritando pela rua. Mérito de quem consegue fazer isso sem soar enjoativo e o Saxon sabe muito bem como fazer. "A Wizards Tale" é uma das melhores faixas do disco, talvez uma das melhores da banda em toda sua história. Riff's precisos e variados, baixo forte e sempre muito bem trabalhado, vocais certeiros e uma bateria esmagadora mostram como a banda está entrosada e criativa. Tudo nessa música impressiona. Suas várias mudanças de tempo enriquecem a obra de forma positiva. PRECISA ser tocada nos show dessa turnê!!!!

“Speed Merchants” traz ao disco uma coisa recorrente na história da banda, o amor pela velocidade. A pegada da música convida o ouvinte a abrir mais uma vez aquela roda!! Diferente de outros compatriotas, a banda esbanja saúde e inspiração, ano após ano vem disco novo e a banda não decepciona, sempre trazendo algum elemento novo e sem soar datado. O disco chega ao fim com a 'rockeirona' “Roadie Songs”, uma homenagem muito foda pra quem faz o espetáculo acontecer atrás dos palcos e tá sempre pegando no pesado, os roadies!!
Não é fácil ter uma carreira longa e continuar relevante e lançando bons discos e o Saxon é uma dessas bandas que passou gloriosamente pelo árduo teste do tempo usando de forma correta suas glórias e clássicos passados mas olhando pra frente de forma honrosa e brilhante! Nem precisa recomendar, é Saxon pô!


Biff Byford - Vocal
Paul Quinn - Guitarra
Doug Scarratt - Guitarra
Nibbs Carter - Baixo
Nigel Glockler - Bateria

1. Olympus Rising
2. Thunderbolt
3. The Secret of Flight
4. Nosferatu (The Vampires Waltz)
5. They Played Rock and Roll
6. Predator
7. Sons of Odin
8. Sniper
9. A Wizard’s Tale
10. Speed Merchants
11. Roadie’s Song

Nenhum comentário:

Postar um comentário