segunda-feira, 19 de março de 2018

Pastore - Ao Vivo no Sesc Santo André 16/03/2018

Definitivamente o dia 16 de março de 2018 é um dia para entrar para a história do Heavy Metal nacional. Foi o dia em que Mario Pastore, uma das maiores lendas do estilo em nosso país voltou à seu habitat natural, o palco. Um bom público compareceu ao teatro do SESC Santo André – SP  com sua ótima estrutura de som e iluminação para conferir o show de lançamento do elogiadíssimo "Phoenix Rising", terceiro álbum de estúdio da banda Pastore.

A apresentação começou com bastante violência com "Phoenix Rising" e a casca grossa "Damn Proud", as duas primeiras músicas do disco mais recente. Logo de cara, a primeira coisa a se perceber é a impressionante garganta de Mario Pastore, tanto nos tons mais graves e agressivos, quantos em seus agudos que na maioria das vezes beira o impossível! O cara está numa forma absurda. Outra coisa a se notar e que merece total destaque é a nova formação da banda com três guitarras! A nova configuração com Ricardo Baptista (Timor Trail), Marcio Eidt (ex - Heaviest) e o exímio guitarrista Jonnhy Moraes (Hevilan), se mostrou totalmente letal, tornando as músicas antigas que já continham um peso absurdo, em composições ainda mais intensas e trampadas. Essa duas primeiras faixas contaram com o pequeno gigante Murillo Vuldroph destruindo tudo na bateria e formando a "cozinha" com o competente baixista Fábio Carito.


Outra que marcou presença no set list foi a animal "Time Goes By", também do novo disco! Essa música é uma boa amostra de como soar atual e moderno, mas sem jamais esquecer as referências antigas. Uma grande marca dos três discos da banda Pastore e do próprio Mario, que ao longo dos anos vem acrescentando novos elementos a sonoridade da banda e também em seus ótimos vocais. A partir dessa música o baterista Marcelo de Paiva, que gravou Phoenix Rising, assumiu as baquetas e manteve o nível de agressividade e ignorância das músicas.
Seguindo o show.... voltemos ao ano de 2010 para a execução da brutal "The Price For The Human Sins", faixa título de seu primeiro disco solo e uma das melhores e mais impressionantes de sua carreira. Pastore continua cantando como um garoto e definitivamente transformou essa música em um dos grandes momentos do show, graças ao seu vocal potente e versátil e sua boa instrumental que une majestosamente toda a pegada do Metal Tradicional oitentista com o Thrash Metal. Sempre executando as faixas com uma perfeição e qualidade absurda, a banda mostrou bastante entrosamento. Os solos foram executados com uma perfeição fora do normal, nem com a formação que gravou os discos percebia-se tanta energia e intensidade.
Depois foi a vez do disco "The End Of Our Flames" de 2012 dar as caras pela primeira vez na apresentação com a faixa "Empty World". Com sua pegada grudenta, seus bons riffs e seu refrãozão marcante é mais um bom destaque na carreira do músico e também dentro do Heavy Metal nacional.
"Fallen Angel" do primeiro disco e a agitada "I Need More" de Phoenix Rising mostram muito bem como os três discos, mesmo que separados por alguns anos de diferença entre seus lançamentos, conseguem ser coesos entre si, com um direcionamento criativo muito definido e sempre pendendo para o lado mais pesado e 'ignorante' da coisa. Méritos ao principal mentor da banda.


Como a estrela da noite era o novo e comentadíssimo Phoenix Rising, que inclusive teve seu lançamento mais uma vez realizado no Japão; mais 5 ótimas músicas foram apresentadas. "Symphony Of Fear" que foi um dos singles do disco e apresenta um clipe muito foda e  repleto de ação, aonde Pastore consegue unir seus dois lados, o lado músico que todos nos já conhecemos e o lado de professor e praticante de artes marciais que nem todo mundo conhece. 
Sobre a música citada a cima, para quem ainda não viu o belo clipe, é só clicar neste link, imperdível. 
As cadenciadas "Get Outta My Way" e "No More Lies" com seu refrão pegajoso e uma participação muito legal do baixista Fabio Carito nos backing vocals, mostram força do novo material. A cavalgada "Salvation Paradise" começa com um riff muito inspirado e com solos muito coesos e criativos, mostrando a força e qualidade que só um dream team desse quilate é capaz de ter.
"Fire And Ice" é mais uma boa faixa desse álbum que figurou em várias listas de melhores do ano e que traz uma pegada bem legal de semi balada. Fábio Carito aparece mais uma vez com grande destaque em backing vocals e com um curto solo de baixo muito bem executado.
Após uma overdose de Phoenix Rising, o público foi transportado diretamente para 2012 com o single arrasa quarteirão "Brutal Storm", música que abre The End Of Our Flames. Solos muito bem divididos entre os guitarristas Ricardo Baptista, Marcio Eidt e Jonnhy Moraes foram a tônica desse clássico e dessa inesquecível noite.

"March Of War" foi a responsável por apresentar o novo disco para o público e certamente não poderia faltar no set. A pesadona "Holy War", também do novo disco foi a responsável por reafirmar a qualidade absurda do novo álbum e o porque de sua repercusão muito positiva.

Com a especialíssima participação especial de (pasmem) DARTH VADER e um fiel Stormtrooper na escolta, o dream team executou o grande clássico da carreira de Pastore e primeiro single solo da banda, "Far Away". Após quase uma hora e meia de show, Pastore continuava com a voz afiadíssima e a potência intacta, como se tivesse acabado de começar a apresentação. IMPRESSIONANTE, principalmente se levarmos em conta a altura absurda e a complexidade de algumas notas e músicas. A única coisa que restou ao final da visceral apresentação foi o gostinho de quero mais e a ótima e feliz certeza que mesmo após pesadas adversidades pessoais e profissionais, a Mario Pastore "ressurgiu das cinzas" está de volta e com certeza alçará voos altos como jamais fez!!!!


Pastore - Sesc Santo André - 16/03/2018

Mario Pastore - Vocal
Ricardo Baptista - Guitarra
Marcio Eidt - Guitarra
Jonnhy Moraes - Guitarra
Fabio Carito - Baixo
Marcelo de Paiva - Bateria
Murillo Vuldroph - Bateria*


1. Phoenix Rising*
2. Damn Proud*
3. Time Goes By
4. The Price For The Human Sins
5. Empty World
6. Fallen Angel
7. I Need More
8. Symphony Of Fear
9. Get Outta My Way*
10. No More Lies*
11. Salvation Paradise*
12. Fire And Ice*
13. Brutal Storm
14. March Of War
15. Holy War
16. Far Away

Nenhum comentário:

Postar um comentário