segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Orphaned Land - Mabool:The Story of the Three Sons of the Seventh (2004)

(Century Media)


Gravado entre Julho e Outubro de 2003, nos Zasa Studios e Bardo Studios, em Israel, Mabool é o terceiro álbum dos israelenses do Orphaned Land.
Produzido pela própria banda, é um trabalho conceitual e, devido a este conceito, demorou, entre composição e produção, seis anos para ser lançado.
A estória descrita na obra versa sobre três filhos(anjos) do Sétimo(cabendo esclarecer que o número mitológico 7 remete à Deus). O Sétimo dividido em três. Três estes, que, por sua vez, representam os extremos da religião Abraâmica; o Judaísmo, o Islamismo e o Cristianismo.
Deus ficara enfurecido pelo fato de, por medo da sua imensa força, os três anjos tivessem se reunido e, ignorando ordem divina, fundiram-se num único e poderoso anjo, porém não tão poderoso quanto Deus. Este último, por sua vez, imediatamente exilou-os, agora novamente separados na Terra e sentenciou-os a lutarem uns contra os outros, no intuito de prová-los, sendo que só o vencedor seria readmitido no Paraíso. Os anjos ainda precisariam, também, convencer a Humanidade a abandonar os seus pecados e a exortá-la sobre a iminente punição que lhe sobreviria caso não abandonasse suas iniquidades.


As canções sucedem-se descrevendo a jornada dos três anjos, seus combates, cheios de violência, seus argumentos junto à Humanidade e o seu completo fracasso, o que deixa claro o fio condutor da história; a completa derrocada das religiões.
As letras detalham séculos de lutas, perseguições e sofrimento, inspiradas na Bíblia(Livro do Genesis) e nos poemas de Rabbi Shalom Shabasi.
Apesar de bem composto, bem tocado e bem cantado, o som não é dos melhores; ponto negativo para estúdios e técnicos de som. Ainda assim, é pesado.
Kobi Farhi é bom vocalista e excelente letrista; Yossi Saharon e Matti Svatizky são ótimos guitarristas; Uri Zelcha é um baixista competente e os teclados de Eden Rabin dão tido o "clima" que a obra necessita.
O baterista convidado, Avi Diamond é muito bom. A cantora Shlomit Levi participa com qualidade e cabe salientar as orquestrações do Moran Ensemble, lindas.
Mabool é um álbum de difícil digestão, pela complexidade lírica, mas, paradoxalmente, satisfaz a todo aquele que gosta de música pesada. Ademais, a competência dos músicos envolvidos, o som exótico, fortemente influenciado pela cultura oriental garantem a diversão. 
Um álbum que merece ser ouvido do início ao fim.
Foram lançados dois vídeos promocionais, "Ocean Land" é a preferida deste que vos escreve;

Redigido por Junior Costa

Tracklist:
01.Birth of the Three (The Unification)
02.Ocean Land (The Revelation)
03.The Kiss of Babylon (The Sins)
04.A'salk
05.Halo Dies (The Wrath of God)
06.A Call to Awake (The Quest)
07.Building the Ark
08.Norra El Norra (Entering the Ark)
09.The Calm Before the Flood
10.Mabool (The Flood)
11.The Storm Still Rages Inside
12.Rainbow (The Resurrection)

Um comentário :