O programa de TV alemão “Rockpalast” produziu um documentário de uma hora intitulado All Is One, sobre a banda de metal progressivo israelense ORPHANED LAND. O filme, que contém imagens de show do ORPHANED LAND e CARCASS .(que têm uma aparição no documentário).
"All Is One" é mais do que o nome de um dos álbuns do ORPHANED LAND, é a filosofia do quinteto, alegando que os três grandes grupos religiosos – cristãos, muçulmanos e judeus – provêm da mesma origem. Os cineastas alemães Ingo Schmoll e Conny Schiffbauer visitaram Israel para trilhar o caminho da banda e obter uma visão pessoal da vida dos músicos, visitando os membros da banda em casa, conhecendo suas famílias e aprendendo sobre sua rotina diária.
“No documentário, tentamos levar ao público algo além das intermináveis discussões sobre os conflitos no Oriente Médio, dando uma abordagem muito mais humana para tudo”, explicam os cineastas.
O ORPHANED LAND incorpora influências do Oriente Médio em quase todas as suas músicas e é considerada a principal banda de metal em Israel. Eles também criticam regularmente a religião e a política, com o cantor Kobi Farhi dizendo ao New Statesman em uma entrevista recente que ele evita a adoção de posições políticas diretas. “Olha, eu não gosto do atual governo israelense”, ele explicou, “mas as pessoas cometem o erro de pensar que somos da ala esquerda. Nós não somos. Também não somos da direita. Não gostamos dos políticos e da corrupção deles”.
O ORPHANED LAND possui um grande séquito de fãs entre judeus e árabes. Além disso, a banda fez em 2013 uma turnê ao lado da banda de metal palestina KHALAS. As duas bandas compartilharam o mesmo ‘tour bus’, o palco e também juntas o prestigiado prêmio Metal Hammer.
Perguntado pelo New Statesman se ele acredita que ser israelense o coloca em uma posição privilegiada em relação aos palestinos, Kobi disse: “Ser judeu não é privilégio! Olhe a nossa história. Somos boicotados em todo o Oriente Médio. Temos fãs em Egito, mas não podemos tocar para eles”
O ORPHANED LAND existe desde 1991 foi a banda de suporte do METALLICA em Israel. Em 2012, os fãs do ORPHANED LAND começaram uma petição on-line para nomear a banda para o Prêmio Nobel da Paz.
O último álbum do ORPHANED LAND, Unsung Prophets & Dead Messiahs, foi lançado no dia 26 de janeiro via Century Media e sua resenha pode ser lida neste link