terça-feira, 13 de março de 2018

Riot - The Privilege Of Power (1990)

Enquanto algumas bandas amansavam ou mudavam sua sonoridade no inicio dos anos 90, o grande Riot seguia mais letal do que nunca com o lançamento do arrasador " The Privilege Of Power".
O disco é conceitual e faz duras críticas contra a opressão e corrupção dos governos (sempre atual esse tema), sempre expressas por um instrumental pesadíssimo, veloz e muito técnico.
Acertadamente experimental, banda conseguiu misturar com plena maestria seu Heavy Metal forte, à arranjos de metais. Isso mesmo! Trombone, trompete, etc. 
Se por algum motivo qualquer você ainda não conhece este disco ou o Riot, boa parte do sentido em se ouvir Heavy Metal foi perdido, mas nada que não possa ser recuperado!!

O baixista Donnie Van Stavern falou com EXCLUSIVIDADE ao Terreiro sobre o processo de criação do disco:
"O privilégio do poder é a sequencia de um dos maiores discos Riot, é claro, o poderoso Thundersteel. Escrever o álbum foi muito divertido, principalmente por ser o primeiro registro conceitual do Riot. Nós usamos transmissões reais de televisão entre canções para mostrar como a mídia controla as pessoas e decisões, e as pessoas no poder são sempre privilegiadas! Também estava cheio de convidados especiais como "Joe Lynn Turner" do Rainbow, "GE Smith" da banda Saturday Night Live e "TM Stevens" da Whitney Houston e Erik Mauk da banda The Godz co-escreveu e tocou guitarra em "Little Miss Death". Ele não foi tão bem como Thundersteel, mas foi uma grande diversão para a banda grava-lo.
Eu escrevi algumas das canções mais pesadas, incluindo "On Your Knees e "Dance of Death". Mark escreveu "Runaway" e nós colaboramos em "Metal Soldiers", "Killer", "Storming the Gates of Hell" e "Mary Ann". Nós fizemos o cover do guitarrista de jazz Al Di Meola "Racing With The Devil On A Spanish Highway", a ideia surgiu quando Mark estava no violão e começou a tocar a música, Al Di Meola sempre foi um dos nossos guitarristas favoritos. O disco foi produzido durante um longo período e ficou a cargo mais uma vez de Steve Loeb e Rod Hui, responsáveis por todos os discos até aquele momento, incluindo "Fire Down Under" e "Thundersteel". SHINE ON!"


Tony Moore - Vocal
Mark Reale - Guitarra e producão
Bobby Jarzombek - Bateria

1 On Your Knees
2 Metal Soldiers
3 Runaway
4 Killer
5 Dance of Death
6 Storming the Gates of Hell
7 Maryanne
8 Little Miss Death
9 Black Leather and Glittering Steel
10 Racing with the Devil on a Spanish Highway (Al DiMeola cover)

Nenhum comentário:

Postar um comentário