O Liege Lord, foi sem dúvidas, uma das bandas mais importantes na cena do Power Metal Americano, o grupo foi formado em 1982, mas só começou a gravar seu primeiro álbum de inéditas em 1985, o intitulado “Freedom´s Rise”. O disco rendeu bons frutos a banda e foi bem aclamado pelo público e pela crítica. As referências da banda são diversas, dentre elas; Judas Priest e Iron Maiden. Todos os integrantes da banda se mostram muitos competentes, os guitarristas Tony Truglio e Pete McCarthy transbordam riffs cortantes e certeiros, além de belas dobradas de guitarra, a cozinha comandada por Matt Vinci e Frank Cortese é muito técnica e bem entrosada, além do ótimo vocalista Andy Michaud, com suas linhas vocais poderosas e intensas.
O álbum se inicia com a ótima faixa instrumental “Prodigy” com seus belos duetos de guitarra e um baixo bem preciso, em seguida temos a viciante “Wielding Iron Fists”, uma faixa com uma pegada mais Heavy Metal Tradicional. “Dark Tale” é um Heavy/Speed de alto nível, sem dúvidas uma das faixas mais agressivas do álbum. Em sequência temos a ótima “Amnesty”com seus belos refrões e seu ótimo instrumental. “Rage Of Angels” é uma faixa com forte influência da NWOBHM, mas com boas doses de Power Metal. Dando sequência ao álbum temos “Vials Of Wrath” que segue a mesma linha de “Dark Tale”, uma faixa inspiradíssima com mais elementos do Speed Metal. “Warrior´s Farewell", outra ótima faixa por sinal, segue mais a linha daquele Power Metal tipicamente americano, em seguida a incrível “For The King” com um baixo e uma bateria muito precisa e um excelente refrão. “Legionnaire” encerra o álbum no mesmo alto nível das demais, não deixando pedras sobre pedrada.
Portanto meus caros leitores, eis aqui um excelente álbum de Heavy Metal, mais um que poderia entrar na lista dos injustiçados, mas que merece totalmente a sua atenção, afinal 33 anos não são 33 dias!!!
Tracklist
1. Prodigy
2. Wielding Iron Fists
3.Dark Tale
4. Amnesty
5. Rage Of Angels
6. Vials Of Wrath
7. Warrior's Farewell
8. For The King
9. Legionnaire
Tony Truglio - Guitarra / Pete McCarthy - Guitarra / Matt Vinci - Baixo
Frank Cortese – Bateria / Andy Michaud - Vocal
O Terreiro bateu um papo exclusivo com o guitarrista e membro fundador da banda Tony Truglio. O músico comenta um pouco do passado e dos planos para o futuro da banda. Confiram:
Tony Truglio: Em 1983 amávamos tocar as musicas de nossas bandas preferidas, Judas Priest, Maiden, UFO, entre outras; mas também já escrevíamos nosso material. Um ano antes de F.R. sair, gravamos uma demo que obteve uma receptividade incrível. Assinamos com a Azra/Iron Works Records e o Jag Panzer já era desta gravadora e eramos muito fãs dos caras. Nossa intenção era gravar um EP de 5 musicas. Na Europa fomos indicados por Christian Logue para assinar com Dragon Records. Eles queriam um álbum inteiro então voltamos pro estúdio pra gravar mais algumas. Tinha acabado de sair da escola e gravar discos era o meu sonho sendo realizado.
Terreiro: Após terem o material finalizado em mãos, vocês faziam ideia de que estavam com um disco que se tornaria uma referência dentro do Heavy Metal? Qual a sensação de ver sua música ainda tão relevante após tanto tempo?
Tony: O álbum foi lançado na Europa, Canada e Estados Unidos. Começamos a turnê e tocamos com as maiores bandas da nossa época, Anthrax, Overkill Savatage e muitas outras. Não havia internet então tínhamos que esperar as revistas e os fanzines saírem para vermos as criticas. Desde o começo tentamos fazer o melhor disco que pudéssemos, mesmo com orçamento apertado. Ver nossa obra sempre apoiada ao longo dos anos e os fãs conosco até hoje faz tudo valer a pena!
Terreiro: Após falarmos um pouco do passado, vamos olhar pra frente, após algumas idas e vindas, a banda está na ativa desde meados de 2012, quais os planos para a banda daqui pra frente, vocês tem intensão em lançar material novo?
Tony: Termos voltado em 2012 foi como um sonho concretizado para mim. Depois de Joe (N.T.: vocal da banda em Master Control de 1988 e atualmente) me sondar sobre reunir a banda, eu e Matthew Vinci concluímos ser a hora certa de fazer o retorno. Matthew, Frank e eu nos juntamos como banda ainda adolescentes e demos nossas vidas por ela.
Os shows tem sido fenomenais. Tocamos um set que contempla os 3 álbuns, como um greatest hits. Ano passado no "Bavarian Metalhead Fest" fizemos apresentamos uma música nova chamada "Outsider". Estamos quase terminando nosso próximo álbum (N.T. provável referência a fase de pré-produção, pois logo em seguida menciona que gravações ainda não começaram). Devemos entrar em estúdio em algum momento para gravar. Nosso novo guitarrista Danny Waker se encaixou perfeitamente durante processo de composição.
Terreiro: Mais uma vez muito obrigado pela atenção Tony, aproveite este espaço para deixar uma mensagem aos fãs brasileiros da banda, tem muita gente que sonha em vê-los por terras brasileiras!
Tony: Quero agradecer a todos os fãs brasileiros pelo apoio e por estarem conosco todos estes anos. Espero que possamos tocar no Brasil em breve. Seria uma honra para nós tocar neste seu belo país. Valeu pelo espaço Terreiro e "METAL ON!!!!!!"