sábado, 1 de setembro de 2018

Imago Mortis - LSD (2018)

No primeiro semestre a banda de Heavy/Doom Metal Imago Mortis lançou o álbum conceitual "LSD", após 12 anos de hiato. "LSD" é a sigla para Love, Sex and Death (Amor, Sexo e Morte). Para quem não conhece a banda, é uma banda de Heavy Metal com fortes influências do Doom, dando uma profundidade que é acompanhada pela lírica da banda. Onde ela mesmo se denomina como uma banda que possui "um rock mais agressivo, visceral e brutal até a uma doce sinfonia, com calmas melodias e arranjos introspectivos". E mesmo tanto tempo sem lançar material novo, essa identidade se manteve fiel.

Iniciando pela forma mais simplista de descrever algo, denomino esse álbum como uma montanha russa musical, correspondendo ao que a banda se propõe a fazer, ou seja, contempla todos os gostos, um álbum que preenche todas as lacunas dentro de sua identidade sonora. Cabe destacar o excelente nível de produção desse álbum, algo necessário em um trabalho que incorpora além do tradicional (vocal, baixo, guitarra, bateria) boas linhas de teclado e outros instrumentos como o bodhran e o derbak. Na parte criativa nota-se uma grande qualidade musical nos riffs, nas linhas de baixo e destaco o trabalho da bateria com linhas extremamente interessantes saindo do padrão. Cabe salientar o vocal extremamente único de Alex Voorhees, que reforça a identidade da banda, mas percebi uma ligeira mudança no estilo em algumas linhas, mais grave que em outros trabalhos. As linhas guturais muito bem executadas.


A primeira faixa do álbum, "The LSD Theorem" é uma prova de personalidade e arrojo da banda, afinal é uma faixa de 13 minutos, que se não é uma faixa que realmente prenda o ouvinte, corre o risco do mesmo postergar a sua audição mas  ela prende! Carregada de elementos ela desperta a curiosidade, sai do lugar comum. A faixa tem como objetivo explicar o conceito do álbum a ligação entre o amor, o sexo e a morte e as demais faixas contam uma história que segundo a banda "oferece uma visão epistemológica sobre o mito do amor romântico, elaborado a partir de estudos da antropóloga Helen Fisher, assim como a filosofia clássica, cultura e poesia, além das próprias indagações existenciais e experiências pessoais". É interessante em um primeiro momento seguir a ordem das faixas.

A segunda faixa, "Binary Viscerae", mostra um lado mais pesado do álbum, com linhas guturais, mantendo a escuta intensa mas oscila com um refrão mais cadenciado, a pegada mantem-se com "Hieros Gamos", mas a dinâmica se inverte nas linhas vocais, refrão gutural e as demais linhas limpas, essa faixa é bem legal pelo elemento "folk" do meio oriente. Na quarta faixa, a "montanha russa" do álbum vai para baixo com "Incantation", a primeira "balada" onde Voorhees mostra a sua capacidade de interpretação e dramaticidade, ambientalizando o contexto da faixa, depois a pegada mantem-se em "The Promise", onde há a participação de Julia Crystal dando o toque feminino. Toque que é mantido com Mariana Figueiredo em "Two Headed Chimera", onde há o retorno de uma certa agressividade, casando com o contexto da letra também. A "Farewell Kiss" mostra o lado "Doom", com densidade, que é mantida em "Black Widow" mas com uma cara mais Heavy, principalmente no refrão.

A nona faixa, "Exile" volta para linha mais lenta e provida de dramaticidade abrindo porta para a instrumental "Exile", um solo de piano que dá a atmosfera de tristeza condizente com o momento do álbum que será reforçado pela "Epitáfio de Um Amor", uma recitação poética com uma faixa instrumental. O álbum encerra-se com "Love, Sex and Death (Theme)" replicando os elementos Doom e a densidade interpretativa com linhas guturais.
"LSD" é o que eu chamo de um álbum "all arround", versátil, contemplando todas as facetas da banda. À titulo pessoal, gosto mais das faixas mais agressivas, mas as demais são musicalmente excelentes composições.


Alex Voorhees - Vocal
André Delacroix - Bateria
Rafael Rassan - Guitarra
Charles Soulz - Teclado
Paulo Ricardo Silva - Baixo
Daemon Ross - Guitrarra 

1. The Lsd Theorem
2. Binary Viscerae
3. Hieros Gamos
4. Incantation 
5. The Promise 
6. Two Headed Chimaera 
7. A Farewell Kiss 
8. Black Widow 
9. Alone
10. Exile 
11. Epitáfio De Um Amor 
12. Love Sex And Death (Theme)

Lançamento: Die Hard Records


Nenhum comentário:

Postar um comentário